Mensagem de boas vindas


quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

ZELO PRÓPRIO

120[1]
ZELO PRÓPRIO
Olhai por vós mesmos, para que não percais o vosso trabalho, mas antes recebais o inteiro galardão.” — (2ª Epístola à João, 8.) 
A natureza física, não obstante a deficiência de suas expressões em face da grandeza espiritual da vida, fornece vasto repositório de lições, alusivas ao zelo próprio.
A fim de que o Espírito receba o sagrado ensejo de aprender na Terra, receberá um corpo equivalente a verdadeiro santuário, Os órgãos e os sentidos são as suas potências; mas, semelhante tabernáculo não se ergueria sem as dedicações maternas e, quando a criatura toma conta de si, gastará grande percentagem de tempo na limpeza, conservação e defesa do templo de carne em que se manifesta. Precisará cuidar da epiderme, da boca, dos olhos, das mãos, dos ouvidos.
Que acontecerá se algum departamento do corpo for esquecido? Excrescências e sujidades trarão veneno à vida.
Se o quadro fisiológico, passageiro e mortal, exige tudo isso, que não requer de nossa dedicação o Espírito com os seus valores eternos?
Se já recebeste alguma luz, desvela-te em não perdê-la.
Intensifica-a em ti.
Lava os teus pensamentos em esforço diário, nas fontes do Cristo; corrige os teus sentimentos, renova as aspirações colocando-as na direção de Mais Alto.
Não te cristalizes.
Movimenta-te no trabalho do zelo próprio, pois há “micróbios intangíveis” que podem atacar a alma e paralisá-la durante séculos.
MINHA REFLEXÃO
Cuidar do corpo e da alma[2], eis o processo integral da vida. Uns se preocupam só com o corpo, outros só com a alma (relativamente) e outros nem com um, nem com outro.
Devemos fazer acertadamente uma boa relação do corpo com a alma. O corpo, como Emmanuel lembra nessa mensagem, deve ser bem cuidado, como a boa educação orienta. Isso faz parte do cumprimento de uma lei natural, a conservação[3] da vida.
Contudo, mais que importante que cuidar do corpo, temos o cuidado com o Espírito e Emmanuel nos lembra que, se já temos consciência disso, que tenhamos “zelo próprio”. Se assim não agirmos, não estaremos o suficiente preparados contra os assaltos dos “germes espirituais” que nos cercam, como também dos que há muito já se encontram instalados e que devemos nos livrar, como, especialmente, o orgulho e o egoísmo.
Que Deus nos ajude.
Domício



[1] Na quarta-feira passada não pude fazer esse trabalho, pois tive que acompanhar minha mãe no hospital.
[2] “Dois sistemas se defrontam: o dos ascetas, que tem por base o aniquilamento do corpo, e o dos materialistas, que se baseia no rebaixamento da alma. [...] Onde, então, a sabedoria? Onde, então, a ciência de viver? Em parte alguma; e o grande problema ficaria sem solução, se o Espiritismo não viesse em auxílio dos pesquisadores, demonstrando-lhes as relações que existem entre o corpo e a alma e dizendo- lhes que, por se acharem em dependência mútua, importa cuidar de ambos. Amai, pois, a vossa alma, porém, cuidai igualmente do vosso corpo, instrumento daquela. (Jorge, Espírito Protetor. (Paris, l863.) in O Evang. Seg. o Espiritismo, cap. XVII, item 11).
[3] Questão 702 de O Livro dos Espíritos -  É lei da Natureza o instinto de conservação? “Sem dúvida. Todos os seres vivos o possuem, qualquer que seja o grau de sua inteligência. Nuns, é puramente maquinal, raciocinado em outros.”

4 comentários:

  1. Gostei muito da reflexão do Domício Maciel, acerca do zelo próprio.
    Devemos cuidar muito bem do corpo e do espírito para que possamos cumprir com os nossos propósitos aqui na terra.

    ResponderExcluir
  2. Domício como essas explicações alargando nosso entendimento nos faz bem.Continue, pois se tocar um coração que seja já valeu a pena. Coragem. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seu comentário é um estímulo, irmã(o). Sim, conclui as reflexões de todas as mensagens deste livro e dei conta também do Fonte e Viva. Antes deste que comentaste, refleti todas as mensagens de O Espírito da Verdade (Espíritos Diversos). Neste site há o link para todos os outros blogs espíritas de minha autoria, incluindo o que está em desenvolvimento que é o livro Pão Nosso, também de Emmanuel.
      Seus comentários serão sempre bem-vindos!!
      Muita saúde, paz e alegria!

      Excluir